Parabéns Jucurutu pelos seus 156 (cento e cinquenta e seis) anos de fundação e 83 (oitenta e três) anos de Emancipação Política


Jucurutu teve sua origem na propriedade rural de nome São Miguel, sendo elevada a condição de Vila do Caicó, no ano de 1928. O município de Jucurutu foi criado em 11 de outubro de 1935, através do Decreto nº 923, na gestão do, na época Interventor Federal, Dr. Mário Leopoldo Pereira da Câmara, com nome de São Miguel de Jucurutu. Tornou-se cidade em 17 de outubro do mesmo ano (o historiador Câmara Cascudo, cita como data de instalação do município, o dia 10 de dezembro de 1936) e, somente, em 31 de Outubro de 1983  é que veio a receber a atual denominação. Foi desmembrado dos municípios de Caicó, em sua maior parte, Santana do Matos e Augusto Severo.

Segundo Luiz da Câmara Cascudo, em seu livro – NOMES DA TERRA – o nome do município de Jucurutu, originou-se dessas aves, espécie de coruja, que existiam, em grande quantidade, às margens do riacho Saquinho ou Soledade. O riacho na época, Jucurutu, desaguava no rio Piranhas ou Açu, na fazenda São Miguel, onde, como já falamos anteriormente, surgiu à povoação. Portanto, as aves batizaram o riacho, daí originou-se o nome do município de Jucurutu.






Via Edilson Silva

Share this

Related Posts

Compartilhe esta postagem