Jucurutu recebe pluviômetro automático

A imagem pode conter: céu

O Município de Jucurutu foi contemplado e passa a contar a partir de agora com o Projeto Pluviômetro Automático. A parceria foi firmada pela Prefeitura com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O moderno aparelho automático já foi instalado.
O Município está inserido na lista das 821 cidades consideradas prioritárias para gestão de riscos de desastres naturais no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres. 
O objetivo é ampliar e complementar a rede de monitoramento pluviométrico do Brasil, para subsidiar a emissão de alertas de desastres naturais, os quais contribuem para a redução de danos e perdas humanas.

Os dados desta rede são relevantes para o acompanhamento das chuvas, em tempo real, pelos profissionais da Sala de Situação do Centro, que, juntamente com outras informações, auxiliam na análise de cenários de risco de desastres naturais e, consequentemente, na decisão pela emissão de diferentes níveis de alerta.

Além disso, os dados também são relevantes como variáveis de entrada em modelos hidrológicos e geodinâmicos utilizados para a previsão de vazão – nível do rio e fator de segurança para estabilidade de encostas, estes essenciais para a análise de risco de inundações, enxurradas e deslizamentos de terra.

Share this

Related Posts

Compartilhe esta postagem