Natália Bonavides: encontro para debater pré-candidatura reuniu 300 pessoas


Movimentos sociais, apoiadoras e apoiadores lotaram o encontro, no último sábado (10), para debater a pré-candidatura à deputada federal de Natália Bonavides. Mais de 300 pessoas dividiram-se em nove grupos de trabalho e discutiram temas pré-estabelecidos como segurança pública, reforma agrária, saúde, educação, direitos humanos, assistência social, meio ambiente e outros. O resultado do debate será transformado em uma carta pública a ser divulgada. 
Em sua fala inicial, Natália Bonavides lembrou de toda sua trajetória até a conquista do cargo de vereadora. Destacou a atuação junto ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), tanto na sua militância como na escolha da profissão. A vereadora do PT era a advogada do movimento. “Foram nas ocupações, acampamentos, assentamentos dos trabalhadores e trabalhadoras do MST que me fiz militante. Foi acompanhando seus processos que me fiz advogada, escolhi minha profissão. E hoje ser chamada de amiga do MST e poder contar com o apoio do maior movimento social de trabalhadores do país nesse imenso desafio, me fortalece e me anima”, falou a vereadora durante a plenária. 
Ainda em seu discurso, Natália ressaltou a necessidade de um projeto político nascido da classe trabalhadora. “O momento histórico que atravessamos é decisivo: não temos o direito de recuar na defesa de um projeto político para as trabalhadoras e trabalhadores, tanto para o Rio Grande do Norte, quanto para o Brasil. Ter esse auditório hoje cerrando fileiras em nossa candidatura me enche o peito de orgulho e responsabilidade. Por mais dura que seja a tarefa, estamos com toda a disposição para enfrentá-la sem medo de ser feliz”. 
Além de Natália, líderes de movimentos sociais e presentes pediram a palavra e ressaltaram a importância das pautas que cada um representava. Destaque para a participação das mulheres que lembraram da importância de uma representação feminina no Congresso, onde apenas 10% são deputadas. Ana Vitória, jovem liderança de Mossoró, encerrou as falas da plenária ressaltando a importância de um mandato representativo no Congresso. “A pré-candidatura de Natália representa esperança. Esperança de combate a esse projeto neoliberal que se instala no nosso país, esses cortes de direitos que atingem principalmente a população de mulheres e acima de tudo a ruptura de acordo entre classes. Natália representa a esperança da construção de um país realmente democrático”. 
A plenária foi prestigiada também por militantes do Movimento Nacional de População de Rua e companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores como o presidente estadual da legenda, Júnior Souto, o presidente municipal, Raoni Fernandes, a coordenadora do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissionais e Tecnológica (Sinasefe) Aparecida Fernandes, professores da UFRN, a vereadora mossoroense Isolda Dantas, e pré-candidatos ao legislativo estadual, Luiz Carlos, Maria do Socorro Silva, Assis Filho e também lideranças do interior do RN.
Via Jair Sampaio 

Share this

Related Posts

Compartilhe esta postagem