Kelps Lima destaca ações de acessibilidade destinadas a inclusão de pessoas

Crédito da Foto: Eduardo Maia
 
Com pronunciamento voltado ao tema ‘acessibilidade’, o deputado Kelps Lima (Solidariedade) anunciou nessa terça-feira (27), em sessão plenária na Assembleia Legislativa, o início de uma série de ações parlamentares, encabeçadas por seu mandato, direcionadas à inclusão da pessoa com deficiência auditiva e visual. Na oportunidade, o parlamentar defendeu ainda a implementação de iniciativas semelhantes no âmbito da Casa Legislativa.

“A partir de hoje o nosso mandato inicia um forte trabalho de inclusão das pessoas com deficiência no acesso à informação ao nosso trabalho na Assembleia Legislativa. Os vídeos com a nossa participação aqui na Casa serão disponibilizados nas redes sociais com tradutor de libras apresentando todos os temas discutidos.  Além disso, constarão em nossas mídias sociais os códigos necessários para os aplicativos de tradução para cegos de postagens em redes sociais”, destacou Kelps.

O parlamentar revelou que, segundo dados do Censo de 2010, cerca de 25% da população brasileira apresenta algum nível de deficiência. Para ele, essa parcela de pessoas precisa ter pleno acesso a tudo o que o Estado promove. “Acessibilidade é algo bem mais importante do que a gente dimensiona. Só sabe dessa dimensão quem tem limitações e precisa de acesso”, disse.

Ainda em pronunciamento, Kelps Lima faz um apelo à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa sugerindo a adoção da tradução em libras e outras medidas nas transmissões e conteúdos produzidos pela Casa Legislativa. “Faço um apelo por uma maior inclusão em sua comunicação, buscando atender aqueles que têm deficiências e limitações para decodificar o que falamos aqui e que, talvez por isso, não possam reivindicar mais políticas públicas de inclusão e de participação. A Assembleia tem a ganhar com isso, tanto em conceito quanto em qualidade”, concluiu o deputado.

Em aparte, o deputado Fernando Mineiro (PT) lembrou a lei de sua autoria que determina a tradução em libras de eventos públicos. Cristiane Dantas (PPL) parabenizou a abordagem do tema e reforçou que, por meio de requerimento apresentado na Casa, também defendeu a tradução em libres para os eventos da Assembleia.

Share this

Related Posts

Compartilhe esta postagem