Professora do CERES/UFRN lançará livro sobre campanhas eleitorais no RN em Caicó e Natal.



O livro acompanha as dinâmicas das campanhas eleitorais no estado do Rio Grande do Norte, entre 1945 e 1955, considerando que partidos, candidatos e eleitores foram seus atores fundamentais. Além deles, a Justiça Eleitoral se constituiu como ator e entrou em cena também nesse período de relevante importância para a democracia brasileira: a Terceira República (1945-1964).

Esse momento foi estratégico do ponto de vista do aprendizado político experimentado pelos eleitores e candidatos, pois ocorreu então a ampliação do número de votantes e da participação popular, o desenvolvimento de estratégias de convencimento e atratibilidade para o exercício do voto e a instituição de partidos políticos nacionais.

Consideramos que os momentos de campanhas eleitorais são privilegiados para a explicitação de lutas e também para se acompanhar a formação de atores políticos. Neles são mobilizados diversos aspectos, como memórias de lugares e de lideranças políticas, valores e crenças, além de imagens e símbolos que estão presentes na sociedade, podendo ser ativados de forma mais ou menos explícita.
Jailma Maria de Lima é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense e professora do Departamento de História do CERES/UFRN

Via Chico Gregório

Share this

Related Posts

Compartilhe esta postagem