Inventário Turístico apresenta potencialidades de Jucurutu ao Polo Seridó.



Jucurutu foi destaque na 33ª. Reunião do Conselho do Polo de Turismo do Seridó, realizada nesta terça-feira (28), em Serra Negra do Norte/RN. Os alunos da UFRN apresentaram o resultado do Inventário de Ofertas Turísticas de Jucurutu. A reunião contou com participação de representantes da SETUR-RN, UFRN, Sebrae, SENAC e gestores de diversos municípios que compõe o Conselho.

O inventário é o alicerce para a elaboração do Plano de Turismo do Município. O estudo apresentou atrativos culturais, naturais, gastronomia e eventos. O calendário de Jucurutu conta hoje com 12 eventos anuais. Entre os serviços, foram registrados 07 meios de hospedagem em Jucurutu, com 120 leitos. Os restaurantes, bares e lanchonetes tem capacidade para atender 3545 pessoas sentadas.

“A gente desconhece o potencial que a gente tem. Quando a gente vai para campo (fazer a pesquisa) percebe as riquezas da gastronomia, da cultura e do geoturismo. A Prefeitura quer fazer acontecer o turismo de Jucurutu”, destacou Marcelo Taveira, Doutor em Turismo e Professor Pesquisador da UFRN/Currais Novos, responsável pelo Inventário.

Jucurutu é rico em atrativos. O inventário destacou a importância da Barragem de Oiticica, Casa de Pedra (Sítio Pedra do Navio), Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (Boi Selado), Serra de João do Vale, Pedra Ferrada (incisos rupestres), Igreja de São Sebastião, dentre tantos outros. Um dos destaques são as visitas guiadas em fábricas de laticínios, queijos e bolachas. Entre as fragilidades apontadas estão ausência de guias turísticos, sinalização e de centro de informações.

“O Inventário mostra deficiências que a gente nem sabia que existia. O semiárido é muito rico. Esse estudo técnico nos fará avançar nas políticas públicas de turismo”, reforçou o prefeito Valdir Medeiros, que também anunciou a pretensão de criar o Conselho de Turismo do Município de Jucurutu.

Dentro do Conselho do Polo Turístico do Seridó, Jucurutu é membro de dois grupos de trabalho (GT’s) que discutem ações voltadas para Qualificação Profissional, Patrimônio Histórico, Artesanato e Gastronomia bem como Infraestrutura e Segurança.

Além do Prefeito Municipal, estiveram na reunião do Conselho, Ranieri Almeida, Secretário do Gabinete Civil e Francinilson Batista, Secretário de Esportes e Turismo.



Share this

Related Posts

Compartilhe esta postagem